quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Comentários

Bom dia...abro novamente um post para responder algumas dúvidas que surgem durante nossas conversas sobre Hematologia. Lembrando que questões mais específicas ou complexas podem ser enviadas diretamente a mim pelo e-mail lcpinheiro168@hotmail.com, e consultas completas agendadas em minha clínica em Ribeirão Preto-SP pelo (16)-3289-0900. Solicito tambem que as postagens dos comentários sejam identificadas ao menos com seu primeiro nome, já que principalmente nestes últimos dias houve várias questões que surgiram para mim apenas como Anônimo...
Dentre os comentários sem identificação, selecionei 5: em dois deles a preocupação com o termo linfocitose no hemograma; isto não significa necessariamente uma doença, pois crianças, por exemplo, tem uma linfocitose normal para a idade. Já em adultos, quadros virais (como o resfriado) são os maiores causadores de linfocitose, principalmente moderada. Grandes linfocitoses, ou persistentes, devem ser investigadas. Em outros dois, uma definição melhor da falsa plaquetopenia: é uma contagem baixa de plaquetas no hemograma, sem que isto corresponda à realidade, ou seja, um erro técnico, geralmente sem culpa do laboratório. Normalmente ocorre pelo contato prolongado do sangue colhido com o anticoagulante presente no tubo de coleta. Sou tambem questionado sobre a influência da plaquetopenia no dia-a-dia; como ela é fundamental para a coagulação do sangue, ela pode causar hematomas, pequenas hemorragias (como sangramento gengival após escovação) e deve-se ficar muito atento se o paciente terá de passar por procedimentos (como uma cirurgia, uma extração dentária), já que nestes casos é natural que a hemorragia seja mais volumosa. Outro comentário anônimo pergunta se há cura para a leucemia...em primeiro lugar vamos lembrar que há vários tipos de leucemia, então algumas tem altas chances de cura e outras não.
Silvana Oliveira pede-me um post sobre o assunto neutropenia; os detalhes sobre a neutropenia estão dentro do post Leucopenia, publicado em 24/01/2010.
Marcela solicita um exemplar do livro "Interpretação do Hemograma na Pediatria", cujo valor já com o frete incluso é de R$ 50,00. O pedido pode ser feito pelo e-mail acima, de qualquer lugar do país.
Um abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário