quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Comentários, questões e consultas

Bom dia...abro espaço hoje para responder algumas questões que chegam a mim através dos comentários ou pelo e-mail lcpinheiro168@hotmail.com . Lembro que nossas conversas não caracterizam nem substituem uma verdadeira consulta médica, conforme o Código de Ética do CRM, e para aqueles interessados em uma avaliação completa e detalhada, estou à disposição em meu consultório particular em Ribeirão Preto-SP, fone 16-3289-0900. Aos interessados de fora da cidade, temos horários especiais de atendimento e informações sobre estadia na belíssima cidade do interior paulista.
Em comentários, Marcia me pergunta sobre o termo: Leucopenia associada a linfocitose relativa. Leucopenia significa que o valor dos leucócitos (glóbulos brancos) está diminuído, enquanto linfocitose é o aumento dos linfócitos (um tipo de glóbulo branco), porém de forma relativa, ou seja, pode ser que o valor real dos linfócitos esteja normal, porém em porcentagem há mais linfócitos que outros tipos.Apenas como exemplo, resfriados comuns e algumas infecções (como a dengue) podem ter este resultado, mais informações apenas com o hemograma completo em mãos.
Tambem em comentários, Mary informa que seu filho passou anos tomando Ferro sem sucesso, e após uma grande piora teve o diagnóstico de esferocitose. Voltamos a avisar: o fundamental é o diagnóstico preciso, principalmente a anemia ferropriva (por falta de ferro), que tem exames à disposição facilmente mesmo pelo SUS.
Por e-mail, Ana Paula me pede informações sobre o livro "Interpretação do Hemograma na Pediatria", voltado para profissionais da área da saúde mas à disposição para qualquer interessado. Seu custo, com frete incluso, é de R$ 50,00. Por hoje é só, um abraço, Luís Cláudio.

Um comentário:

  1. Olá Dr. Luis Claudio! Adorei o blog! e posso dizer que é muito bom encontrar um Sinhô Douto para dirimir as dúvidas que surgem aos pobres mortais, como eu, que insistem em tentar entender hemograma rsrs..Bom... se O Doutor puder falar sobre neutropenia agradeço de coração...já olhei linfocitose e eosinofilia, mas confesso ainda não encontrei a tal da neutropenia..Abraços e que DEUS continue abençoando sua vida e seu trabalho... té mais
    *-*

    ResponderExcluir