quarta-feira, 25 de maio de 2011

Outras causas de Plaquetopenia

Olá...já falamos sobre a púrpura, a causa mais frequente de plaquetopenia, e hoje falaremos sobre as doenças que cursam com queda das plaquetas. Em primeiro lugar, vamos lembrar que , em alguns casos, a plaquetopenia nada mais é que um sintoma de uma doença não-hematológica. Patologias infecciosas (como dengue, meningite e a AIDS) e doenças do colágeno, os "reumatismos" (como o lúpus) podem ter uma grande plaquetopenia em sua evolução, mas logicamente o tratamento deve ser conduzido pela doença de base. Na hematologia, uma plaquetopenia deve responder duas perguntas: 1) há outra citopenia (como anemia ou leucopenia)? Se os glóbulos brancos e vermelhos estiverem normais, possivelmente trata-se apenas de uma púrpura; se houver pan-citopenia (queda dos 3 elementos básicos do sangue), a investigação deverá ser aprofundada. 2) no caso de plaquetopenia + 1 ou 2 citopenias, estaremos entre uma doença com produção baixa (aplasia de medula), consumo ou destruição mesmo com produção normal (esplenomegalia por diversas causas) ou expansiva medular (como a leucemia, por exemplo). Nos posts seguintes falaremos mais de cada um destes tipos. Convem lembrar ainda que temos patologias de plaquetas que não diminuem seu número no organismo, mas afetam sua função, como a Síndrome de Bernard-Soulier. Um abraço.

9 comentários:

  1. Dr. Luís Cláudio!
    É bom revê-lo, mesmo que virtualmente, apesar de morarmos na mesma cidade. Não estou mais atuando na Pediatria, como você já sabe, mas eu continuo curioso. Vou me inscrever como seu seguidor. Parabéns pelo blog; muito bom!, como não poderia deixar de ser, considerando a qualidade do autor. Mas a gente precisa sentar junto e colocar a conversa em dia, ao vivo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. DR LUIS CLAUDIO,

    PARABÉNS....MUITO ELUCIDATIVO. COMO INICIAR UMA INVESTIGAÇÃO DIANTE DE PLAQUETOPENIA ISOLADA (POR EXEMPLO 88.000 PLAQUETAS EM INDIVIDUO JOVEM)?
    AGUARDO A ORIENTAÇÃO DO COLEGA

    DR BRITO
    DIANÓPOLIS - TO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dr. Brito, obrigado pela sua presença no nosso blog e desculpe-me a demora na resposta...numa plaquetopenia como a descrita devemos inicialmente excluir doenças do colágeno (FAN, VHS, PCR, Mucoproteínas, FR), proliferativas ou aplásicas da medula (DHL, reticulócitos) e infecções virais crônicas (HIV, HCV, HBsAg)...este é um bom começo. Com tudo normal, e o paciente estando clinicamente bem, a maior possibilidade é mesmo a Púrpura (PTI)...mas 100% de certeza apenas com o mielograma. um abraço. Dr. Luís.

      Excluir
  3. tenho um filho de 5 anos ,que ,quando recem nato ,lhe foi diagnosticado g6pd,causa esta que logo evoluiu para o bem em nivel enzimatico a nivel normal em sua respctiva dosagem....,agora,passados quase 4 anos apos este diagnostico,foi requerido um hemograma a esta criança(sexo masculino)com taxas normais nao totalizados por nivel plaquetario de 119.peço sua ajuda em possivel esclarecimemto e agradecendo desde ja.mamae Paula.

    ResponderExcluir
  4. uma pessoa com plaquetopenia/ púrpura (confirmado em exames, consultas particulares, diagnóstico - expressão usada por leigos "que a metade da medula não produz plaquetas) tem direito ao atendimento no SUS. a prefeitura da LAPA PR diz q não marca consulta com hematologista, quais são nossos direitos, onde está escrito que doença rara tem urgência e o sus tem que oferecer o tratamento?

    ResponderExcluir
  5. bao tarde dr meu nome e vanuzia apouco tempo que descubri que to com uma alteração no samque esto com as plaquetas baixa nos exame deu 22 o que faze meste caso deu plaquetopenia no outro exame pseudoplaquetopenia


    ResponderExcluir
  6. Dr pelo amor de DEUS me oriente:meu bisneto com plaquetopenia,onde posso fazer a investigação do porque desse problema,pois me mandaram p/ a hemorrio , mas esta demorando a chamar

    ResponderExcluir
  7. Boa noite! Meu filho de 1 ano e 9 meses está com plaquetopenia. O exame dele deu 8000 plaquetas. Está internado e os médicos a princípio suspeitavam de dengue, mas já descartaram, pois o exame específico deu negativo. Agora estão trabalhando com a hipótese de púrpura. Devo procurar um hematologista?

    ResponderExcluir
  8. No caso de uma média de 137 mil plaquetas podemos pensar que pessoas com quadroa alérgicos como renites, bronquites e asmas cronicas podem justificar esses números?

    ResponderExcluir