segunda-feira, 5 de abril de 2010

Linfocitose

Linfocitose é o aumento no número de linfócitos (um dos sub-tipos do leucócito), podendo ou não estar associada a leucocitose. O número normal de linfócitos varia no ser-humano, já que normalmente ele predomina sobre os neutrófilos na criança lactente, enquanto os neutrófilos predominam a partir da puberdade até a idade adulta. Tradicionalmente, a linfocitose é associada a infecções virais, desde resfriados comuns até varicela ou hepatite, porém o aumento de linfócitos tambem pode aparecer em algumas patologias causadas por bactérias, como coqueluche e tuberculose, ou protozoários como a toxoplasmose. A importância da linfocitose é que geralmente ela está presente na leucemia mais comum da faixa etária pediátrica, a leucemia linfóide aguda. Um hemograma padrão da LLA costuma mostrar uma linfocitose importante, o que leva a uma neutropenia, muitas vezes ainda mais relevante que a própria linfocitose. Outra característica do hemograma na LLA, porém esta dependente da experiência do técnico do laboratório que verá a lâmina, são a presença ou predomínio de linfócitos atípicos. Numa leucemia, os linfócitos podem representar blastos, ou seja, o clone leucêmico que tomará conta da medula óssea; é claro que estes blastos não são linfócitos normais, e portanto tem morfologia diferente e por isso são chamados linfócitos atípicos. Lembremos, entretanto, que linfócito atípico NÃO É PATOGNOMÔNICO de leucemia, já que algumas infecções, como a mononucleose, tambem desencadeiam o aparecimento de atipia. Por hoje é só, um abraço.

21 comentários:

  1. O que é linfocitose discreta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer que seus linfócitos estão aumentados, mas não o suficiente para ser uma coisa alarmante..

      Excluir
  2. Gostaria de saber o que quer dizer "LEUCOPENIA ASSOCIADA A LINFOCITOSE RELATIVA";

    ResponderExcluir
  3. olha!eu não sei te informar em relação a leucopenia mas a linfositose é o aumento de linfocitos,ou seja pode estar relacionado desde de um resfriado a um linfoma(cancer)

    espero ter ajudado.....

    ResponderExcluir
  4. O que significa diagnóstico de Linfocitose moderada no hemograma?

    ResponderExcluir
  5. NO EXAME DE HEMOGRAMA DE MEU FILHO, 3 ANOS DE IDADE, DEU: EOSINOFILIA, NEUTROPENIA E LINFOCITOSE, O QUE QUE DIZER?

    ResponderExcluir
  6. meu hemograma deu linfositose relativa isto e grave!!!

    ResponderExcluir
  7. meu hemograma deu linfositose relativa isto e grave!!!

    ResponderExcluir
  8. OI FIZ UM EXAME IMUNOFENOTIPAGEM ,ISTO MOSTRA O QUE SE TEM LEUCEMIA
    MEUS LINFOCITOS ESTAO AUMENTADO O QUE PODE SER

    ResponderExcluir
  9. meu exame deu linfocitos resultado 3.108 o que significa isso me responda por favor

    ResponderExcluir
  10. MEU EXAME DEU TOXOPLASMOSE, E MEUS LINFOCITOS ESTAO A 4 MIL. O QUE SIGNIFICA ?

    ResponderExcluir
  11. o meu exame apareceu apenas Linfocitose.Oq posso ter doutor?

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber o valor de referencia dos linfócitos ??

    ResponderExcluir
  13. Meu linfocitose deu 37% é perigoso?

    ResponderExcluir
  14. E quando se tem linfocitose 69% linfócitos atípicos 7% neutrófilos 13% monócitos 11% leucócitos 8500, plaquetas 298000, e não tem mononucleose??? Foi revisado a lâmina e não tem blastos, são linfócitos atípicos mesmo, começaram com 1% e agora dois meses depois do início da investigação tem 7%. Sem espleno ou hepatomegalia. ???

    ResponderExcluir
  15. E quando se tem linfocitose 69% linfócitos atípicos 7% neutrófilos 13% monócitos 11% leucócitos 8500, plaquetas 298000, e não tem mononucleose??? Foi revisado a lâmina e não tem blastos, são linfócitos atípicos mesmo, começaram com 1% e agora dois meses depois do início da investigação tem 7%. Sem espleno ou hepatomegalia. ???

    ResponderExcluir
  16. Boa noite alguém pde me tirar uma dúvida.

    Minha mãe fez um exame
    deu plaquetas 43mil.
    Ela repetiu 5dias depois plaquetas 33mil.
    Linfocitose, monocitose e granulopenia.
    O médico pediu q ela procurasse hematologia.

    Isso é grave?

    ResponderExcluir
  17. Boa noite ,minha filha tem 6 anos ,ela fez exames de hemograma ,deu leve leufecitose relativa valor 44 % isto pode ser alguma doença ?,ou foi por causa de alguma infecção que ela teve estou muito preocupada me ajude por favor .

    ResponderExcluir
  18. Boa noite ,minha filha tem 6 anos ,ela fez exames de hemograma ,deu leve leufecitose relativa valor 44 % isto pode ser alguma doença ?,ou foi por causa de alguma infecção que ela teve estou muito preocupada me ajude por favor .

    ResponderExcluir