domingo, 18 de abril de 2010

Comentários

Olá...minha postagem de hoje é para agradecer os comentários que estão chegando, sempre motivando a gente a continuar escrevendo sobre o assunto. E um recado especial para a blogueira Kátia, que deixou seu recado ontem (17/04): se sua anemia tem células com anisocitose persistente, este é um caso em que ela deve ser investigada a fundo. Passe com um hematologista de sua cidade ou entre em contato comigo, um abraço a todos vocês.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Eosinofilia

Assim como os linfócitos, os eosinófilos são sub-tipos de leucócitos (os glóbulos brancos) e podem ter sua produção aumentada em resposta a estímulos específicos. Geralmente, a eosinofilia aparece como uma resposta à presença de parasitas ou substâncias estranhas ao organismo. É comum resumirmos o aumento de eosinófilos no sangue à dupla verminose/alergia, e isto não é totalmente errado, porém inadequado. Quando falamos em parasitas, logicamente as verminoses helmínticas são as causas mais comuns de eosinofilia (exemplo: Ascaris), porém outros patologias parasitárias, como a escabiose ou a hanseníase, tambem estimulam produção de eosinófilos; exemplos de mega-eosinofilias são a Síndrome de Loeffler, uma infiltração respiratória pelo Estrongyloide, ou a Toxocaríase. Com relação às alergias, tanto a rinite e asma brônquima, como as dermatites atópicas tambem levam a esta reação. Saindo da dupla parasitas/alergia, temos como outras causas de eosinofilia a escarlatina, a artrite reumatóide com vasculite, a leucemia mielóide crônica, a Doença de Hodgkin, a reação a nitrofurantoína ou envenenamento por sulfato de cobre. Por hoje é só, um abraço.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Linfocitose

Linfocitose é o aumento no número de linfócitos (um dos sub-tipos do leucócito), podendo ou não estar associada a leucocitose. O número normal de linfócitos varia no ser-humano, já que normalmente ele predomina sobre os neutrófilos na criança lactente, enquanto os neutrófilos predominam a partir da puberdade até a idade adulta. Tradicionalmente, a linfocitose é associada a infecções virais, desde resfriados comuns até varicela ou hepatite, porém o aumento de linfócitos tambem pode aparecer em algumas patologias causadas por bactérias, como coqueluche e tuberculose, ou protozoários como a toxoplasmose. A importância da linfocitose é que geralmente ela está presente na leucemia mais comum da faixa etária pediátrica, a leucemia linfóide aguda. Um hemograma padrão da LLA costuma mostrar uma linfocitose importante, o que leva a uma neutropenia, muitas vezes ainda mais relevante que a própria linfocitose. Outra característica do hemograma na LLA, porém esta dependente da experiência do técnico do laboratório que verá a lâmina, são a presença ou predomínio de linfócitos atípicos. Numa leucemia, os linfócitos podem representar blastos, ou seja, o clone leucêmico que tomará conta da medula óssea; é claro que estes blastos não são linfócitos normais, e portanto tem morfologia diferente e por isso são chamados linfócitos atípicos. Lembremos, entretanto, que linfócito atípico NÃO É PATOGNOMÔNICO de leucemia, já que algumas infecções, como a mononucleose, tambem desencadeiam o aparecimento de atipia. Por hoje é só, um abraço.
SIGA NOSSA NOVA PÁGINA NO INSTAGRAM @CLINICAHEMATODRLUISCLAUDIO